A partir do diálogo entre ambos os projetos (extensão e ensino), e boa adaptabilidade nas suas respectivas realidades, desencadeou-se o projeto Agroecologia, educação ambiental e quintais produtivos no Quilombo da Arvinha (terceiro ano), localizado em Sertão-RS (projeto de extensão).
Os conceitos que permeiam o início desta experiência são dos sistemas agroflorestais (sistemas largamente documentos em pesquisas da EMBRAPA, ONGs e Movimento Sociais Populares), bem como das minifloresta e mini bosque (método do botânico japonês Akira Miyawaki), educação ambiental (na perspectiva de Freire e Leff), bem como da agroecologia (Altieri).
Para tal se procura “naturalizar” alguns aspectos que possibilitem a convivência das espécies vegetais e humana, procurando realizar um trabalho de educação/extensão com a comunidade, de forma a discutir no futuro as ideias de sustentabilidade, segurança alimentar e recomposição ambiental, a partir dos conceitos de agrofloresta, agroecologia e educação/extensão ambiental popular.