Projetos: Ensino e Extensão
Projeto de Ensino: Bosque educação popular e reforma agrária (EDITAL IFRS nº 143/2022); (EDITAL IFRS 143/2023); (EDITAL PROEN 2024/24).
Projeto de Extensão: Agrofloresta, agroecologia e educação ambiental (EDITAL Nº 02/2023 PROEX/REI); (EDITAL Nº 30/2023 PROEX).
Projeto de Extensão: Agrofloresta, agroecologia e quintais produtivos (EDITAL Nº 30/2023 PROEX).
O projeto de Ensino se desenvolve como um espaço de conhecimento, sociabilidade e construção da ciência. Nasce como ideia, a partir do grupo de trabalho do convênio de cooperação Instituto Educar e IFRS-Campus Sertão. Realiza ações para a implantação, implementação e sistematização de experiências agroecológicas e de educação popular, bem como, na ampliação e criação de espaços de diálogos sobre este fazer educativo. Tendo como sede as atividades na área do Campus Sertão. Além de constituir um espaço de estudo, pesquisa e futuro local da sociabilidade, da diversidade e da inclusão.
Os projetos de Extensão (Agrofloresta, agroecologia e educação ambiental na aldeia Guarani; e Agroecologia, educação ambiental e quintais produtivos na comunidade Quilombola) tem como objetivo trazer uma visão dialógica com a sociedade, comunidade e instituição acadêmica nos tópicos referentes a: Sustentabilidade, segurança alimentar e recomposição ambiental. Para tal se iniciou a aproximação da comunidade Guarani (Tekoa Arandu Vera), em Getúlio Vargas/RS, a qual conta com 60 famílias, e no Quilombo Arvinha localizado em Sertão-RS, para desenvolver um espaço de implementação e estudo de dois novos bosques.