Projetos

Em andamento:

Uniformidade de sementes de soja: velocidade de semeadura x dosador x grafite

Objetivo Geral: Quantificar efeito da velocidade de semeadura, lubrificante sólido e tipo de anel dosador no desenvolvimento da cultura da soja no primeiro ano, para posteriormente, no segundo ano de cultivo quantificar os parâmetros através da cultura do milho.

Período: 2019-2021

Caraterização espacial e temporal de diferentes manejos físicos do solo: relação com a manutenção da palhada e infestação de plantas daninhas nas cultura de verão

Objetivo Geral:  Investigar a influência espacial e temporal de dois tipos de subsoladores no solo e sua relação com a incidência e fluxos de plantas daninhas.

Período: 2017-2022

Uso de sulcador do tipo turbo para descompactação do solo na semeadura em solos sob sistema plantio direto

Objetivo Geral: Avaliar o efeito do sulcador de fertilizante da semeadora tipo facão afastado com disco turbo como técnicas de redução da compactação em solo sob sistema plantio direto (SPD), visando a manutenção do sistema de manejo e, verificando a influencia destas técnicas nas propriedades físicas e no desenvolvimento nas culturas de verão

Período: 2017-2022

Variabilidade espacial física e biológica de estratégias de melhoria física do solo.

Objetivo Geral: Investigar o efeito espacial e temporal do uso de diferentes técnicas de melhoria física do solo sob sistema plantio direto na relação física e microbiológica do solo.

Período: 2017-2022

Descompactação do solo na semeadura consorciado com plantas descompactadoras – Efeitos na cultura em sistema de plantio direto

Objetivo geral: Quantificar o efeito temporal do aumento da profundidade de sulcagem do fertilizante na semeadura das culturas de verão com o uso de plantas descompactadoras no cultivo de inverno, visando a manutenção do sistema plantio direto.

Período: 2017-2022

Encerrados

Caracterização espacial da dosagem de fertilizantes por dosadores de rosca helicoidal

Objetivo geral: Qualificar e quantificar de forma espacial a distribuição de fertilizante por dosadores de rosca helicoidal de semeadoras agrícolas.

Período 2016-2017.

Projeto Conceitual de sensores eletrônico para medir a compactação do solo em Agricultura de Precisão

Objetivo geral: Desenvolver um sensor eletrônico para ser acoplado a uma semeadora para mensurar a compactação do solo e ao mesmo tempo identifique seu posicionamento espacial, possibilitando posteriormente a geração de mapas da compactação do solo.

Período 2015-2016.

Tecnologias empregadas na semeadura: manejo da adubação x dosador de semente x dosador de fertilizante

Objetivo geral: Qualificar, quantificar e validar o efeito da tecnologia de dosagem de fertilizante por transbordo e da tecnologia Rampflow na distribuição de semente, bem como, a combinação dessas aliada a o manejo da fertilidade no solo, buscando o aumento da produtividade da cultura.

Período 2011-2015

Duração temporal e necessidade de subsolagem em solo argiloso manejado pelo plantio direto

Objetivo geral: Verificar se a presença de disco de corte de palha e rolo nvelador no subsolador potencializam a redução dos efeitos da compactação do solo, analisando os seus benefícios na manutenção da palha, quantificando e qualificando seus efeitos nas propriedades físicas e dinâmicas do solo, buscando verificar o tempo de duração no solo e a sua viabilidade de instalação em solo manejado pelo plantio direto.

Período: 2012-2015

Descompactação física na semeadura de solo manejado pelo plantio direto

Objetivo geral: Verificar se a técnica do aumento da profundidade de atuação da haste sulcadora da semeadora são eficientes na descompactação da estrutura física da camada subsuperficial do solo, visando a manutenção do manejo de sistema plantio direto e gerando uma técnica definitiva, não paliativa.

Período: 2012-2015

Metodologia de avaliação do desempenho de dosadores helicoidais de fertilizante

Objetivo geral: Criar uma metodologia científica de qualificação e quantificação de dosadores helicoidais.

Período: 2011-2015.

Nova fonte de fosforo na agricultura: validação no solo e na maquina

Objetivo geral: é a validação técnica e científica do novo fertilizante RIZOSTAR PZ® para solo argiloso do sul do Brasil, tanto sua qualificação em Nitossolo Vermelho sob sistema plantio direto, como, na cultura do trigo. Outro ponto é a busca por uma tecnologia que dose esse produto na semeadora, buscando adaptar ou alterar o FERTISYSTEM®.

Período: 2014-2016.

Projeto Xisto Agrícola – Pesquisa e desenvolvimento do potencial de uso do xisto e seus coprodutos na agricultura

Objetivo geral: Avaliar a eficiência agronômica, segurança dos alimentos e segurança ambiental de aditivos, condicionadores e matrizes fertilizantes a base de coprodutos de xisto para uso na agricultura.

Período: 2012-2015.

Uso de biorreguladores de plantas aliado a estratégias de melhoria física na semeadura

Objetivo geral: Avaliar a combinação de biorregulados de crescimento com descompactação no solo na semeadura como técnica de melhoria física do solo manejado pelo plantio direto.

Período: 2012-2015.