Banco de Ideias

A proposta é compartilhar demandas institucionais por plataformas ou sistemas identificadas pelo setor de Tecnologia da Informação e manter um banco de ideias para desenvolvimento integrado de projetos.

 

INFRAESTRUTURA DE REDE

Mapeamento Avançado da Rede Sem fio

Estudo de caso com foco em redes WLAN para elaborar um projeto de implantação com melhor custo benefício levando em conta a realidade orçamentária, de pessoal e burocrático do campus. Avaliação de ferramentas de site survey e mapa de calor. Aplicação dos métodos matemáticos para cálculo de perda por ruídos e/ou obstáculos. Projetar uma futura implantação dos padrões de Segunda Onda.

Referências:

802.11ac GUIA DO COMPRADOR 3ª Edição -Atualizada com novas informações sobre 802.11ac Segunda Onda Novo glossário de termos técnicos

Projeto de Redes Sem Fio – Cartilha UCA

 

COMUNICAÇÃO E MÍDIAS SOCIAIS

ChatBot para Página do Facebook

Sistema de inteligência artificial que possa ser utilizado para “conversação” via Facebook, disponibilizando informações sobre os cursos, períodos de inscrição, vagas, entre outros, de forma automática com foco nos alunos em potencial e a comunidade externa como um todo.

Referências:

Plataforma IBM Watson

Showcase em Português (IBM Watson)

Integração Rocket.chat , OTRS, Hubot, Facebook – Omni Channel

Estudo de Caso – Soluções de Automação da Gestão das Redes Sociais

Avaliação de sistemas de automação de postagens em redes sociais que centralizem as postagens em várias plataformas ( Facebook, Instragran, Linkedin, Google+, etc).

Referências:

Comunicação e Marketing Digital(Treinamento)

Portal Projeto Conexão

Desenvolvimento de uma página Web para o Projeto Conexão que compreende a Web Rádio, o Blog, as Redes Sociais e iniciativas no campo da industria criativa (áudio, vídeo, imagem). O portal poderia prover uma plataforma integrada aos demais sistemas, por exemplo, que pudesse identificar dados de ouvintes, metadados dos arquivos de áudio, relatório das mídias sociais, entre outros.

Legado:

Existe atualmente uma versão básica de portal baseada no CMS WordPress.

Na Web Radio é usada a plataforma de automação de rádio de código aberto Airtime, na sua versão Web desenvolvida em linguagem PHP.

Referências:

Desenvolvimento WordPress

Airtime Radio

Códigos para Acesso aos Metadados dos Programas no Airtime

Melhorias Airtime Radio GPLv3

Sugestões de melhorias apresentadas pelos usuários do sistema Web de automação de rádio Airtime, em sua versão de código aberto.

Subprojetos:

  • Plugin Metadados: um plugin que possa ser integrado a uma base de metadados como a MusicBrainz Picard e consiga fazer correções em massa de arquivos.
  • Interface Airtime: habilitar os recursos de arrastar e soltar( pastas e arquivos) no Airtime com opção de criar playlists a partir da tela Tocando Agora.
  • Blocos Inteligentes com IA: aplicar inteligência artificial e algoritmos avançados para criar blocos de música e conteúdos a partir de padrões musicais identificados a partir dos arquivos(ritmo, frequência, etc).

Integração Airtime Rádio com ECAD e Bases de ISRC de Metadados Online

Mensalmente a rádio precisa retornar ao ECAD(Escritório Central de Arrecadação e Distribuição)  uma planilha com a lista de todas as músicas executadas e seus respectivos metadados(título, compositor, gravadora, intérprete,etc). O Airtime já contém uma modelo de relatório exportável em CSV porém só é útil se os metadados dos arquivos de música estejam corretos.

Sugestão:

Viabilizar a integração do sistema Airtime ao ECAD(recurso disponível em plataformas proprietárias de automação de rádio), de modo que o sistema também possa consultar bases de metadados online(Ex: Music Brainz Picard) e através do ISRC identificar os dados mais fiéis de autores e donos dos direitos autorais das músicas.

Referências:

Registro ISRC – Como Funciona?

ISRC(gravação) versus ISWC(composição)

Music Brainz Picard – Base de Metados Oline 

http://www.iswc.org/

https://www.usisrc.org/

Plataforma Similar do Music Brainz com a possibilidade de Implantar num Server Local:

http://www.freedb.org/en/download__server_software.4.html

APP  IFRS Sertão ( Rádio Conexão)

Desenvolvimento de um aplicativo para Smartphone com foco na divulgação de notícias do campus Sertão com a possibilidade de prover o Streaming de áudio da Rádio Conexão, com informações em tempo real(música em execução, nome do programa, equipe) e tela para acesso e download dos podcasts.

Referências:

Intel XDK – Ambiente de criação de aplicações moveis 

GERÊNCIA DE PROJETOS, SUPORTE E INTRANET

APP  integrado ao GLPI

Desenvolvimento de aplicativo que realize a abertura e gerenciamento de chamados integrado ao sistema GLPI.

Referências: http://glpi-project.org/?lang=en

Sistema de Certificados Eletrônicos

Atualmente é utilizado o SGCE desenvolvido pela UNIPAMPA, porém não possui recursos de permissões de usuários.

Referências: https://softwarepublico.gov.br/social/sgce

Sistema Simples de Agendamento de Salas

Sistema simples, com interface amigável e multiplataforma para controle de agendamento de espaços na escola como laboratórios, auditórios, estúdio, entre outros.

Legado:

Atualmente a escola usa o Booked Scheduler(Antiigo PHPSchedulit) que possui uma interface pouco intuitiva apesar de seus recursos avançados de agendamento.

Referências:

Cucco Agenda é um Exemplo simples

Sistema Gerador de Documentos Administrativos

Formulários causam problemas na instituição pois estão sempre sendo atualizados e modificados. Isso causa desperdício de tempo e impressões com formulários que normalmente não são aceitos ou defasados.

Sugestão: criar um sistema online gerador de documentos onde as mudanças nos modelos(templates) sejam colocadas em produção usando integração contínua – CI e por meio de um painel administrativo simplificado, assim o modelo publicado sempre seria o vigente e os usuários não precisariam se preocupar com formatação.

Recursos: integração com dados do SIG e outras bases para preenchimento automático. Validação para evitar erros de preenchimento.

 

POLÍTICAS E GOVERNANÇA DE TI

Política de Atendimento e Suporte

Se encontra em processo de construção a Política de Atendimento e Suporte em Tecnologia da Informação do campus. A ideia é tentar alinhar o atendimento às melhores práticas de governança de TI.

Referências:

Política de Atendimento e Suporte(EM CONSTRUÇÃO)

Plataforma de Consulta de Atas e Licitações Vigentes (REDE SOCIAL)

Plataforma de consulta de Atas de Registro de Preços e Licitações com características de rede social onde órgãos e servidores possam SEGUIR produtos, atas e editais. Assim que um órgão federal efetue um processo de compra, o seguidor recebe notificação e o produto fica no seu “carrinho de compras”.

Mais recursos:

 

AUDIOVISUAL

Solução Centralizada de Compartilhamento Multimídia e Gerenciamento de Projetores

Uma boa alternativa para o audiovisual em ambientes escolares tem sido a utilização de recursos de rede nos projetores multimídia. Alguns fabricantes desenvolvem modelos de projetores com interface de rede Ethernet que permitem a projeção de vídeo e áudio. A dificuldade tem sido encontrar soluções genéricas convergentes com diferentes plataformas( Windows, Linux, Mac OS, etc), além do que cada fabricantes possui especificações incompatíveis com outros sistemas.

Proposta:

Servidor Multimídia que localize e conecte projetores de diferentes fabricantes a partir da identificação de quais protocolos esses equipamentos utilizam. Assim o usuário interage com o servidor, não mais com cada projetor individualmente.

Hipóteses

Poderia haver ganho de desempenho pois os dados sincronizados entre PC Cliente e Servidor Multimídia trafegariam pela infraestrutura de rede cabeada até serem projetados.

O acesso via APP cliente ou navegador mediante autenticação facilitaria o controle.

Referências

Transmissão HDMI por IP(rede)

Padrão IEEE 802.1 AudioVideoBridging (AVB

A Digital Living Network Alliance (DLNA) ou “aliança para redes digitais domésticas”

SISTEMAS OPERACIONAIS E SERVIDORES

DEVLab – Distribuição Linux voltada ao Desenvolvimento de Software

Fazer um levantamento de requisitos com foco em desenvolver ( ou remasterizar) uma distribuição Linux para uso nos laboratórios de desenvolvimento de sistemas. Foco no desempenho com atenção a usabilidade e acessibilidade.

Referências

Pinguy Bulider – Fork do Remastersys

EducomOS – Distribuição Linux customizada para Criação Multimídia e Educomunicação

Distribuição Linux nas versões Desktop para Criação de Conteúdo Multimídia e Server com sistemas pré-implantados como o de streamming de áudio( Airtime),  video(TV Indoor, XIBO, CONCERTO, etc), WordPress, entre outras plataformas de comunicação.

Demandas extraídas do Projeto Conexão

  • Compartilhamento em rede local e nuvem: os arquivos gerados no estúdio de gravação são enormes e precisam ser acessados de forma ágil pela equipe de edição que fica em outra sala. Então precisamos uma solução de compartilhamento em rede local confiável e ágil que permita o trabalho colaborativo levando em conta limitações da escola. O acesso remoto via nuvem pública também é desejável em alguns casos.
    • Alternativas:
      • Sincronização de pastas locais com Compartilhamentos NFS/CIFS
      • Sistema de nuvem estilo Ownclound

Referências

Ubuntu Studio, Avix, KX Studio, etc.

Sistema cliente-servidor para deploy de sistemas operacionais com recursos multi-boot

Um similar ao FogServer/ Clonezilla mas com a possibilidade de implantar mais de uma plataforma de SO, com acesso a um “cache de repositório local” e gerenciamento via soluções como a Puppet. Integração com AD.